Escolha uma Página

Um por todos, todos por um!

14.09.2015 | Belo Horizonte, Inovação

O lema é de Alexandre Dumas, mas traduz bem a Mooca!

Afinal, são os quatro mosqueteiros (incluindo D’Artagnan) e a França… Ou neste caso, Fabi Soares, redatora e idealizadora do projeto, e Francis D’Ávila, Marina Montenegro, Tiago Gamaliel e Verônica Cruz.

Fabiana Soares

Fabi Soares, idealizadora da Mooca.

A Fabi chamou alguns amigos (Francis, Marina, Tiago e Verônica) para ajudar em um projeto ambicioso: uma loja na Savassi com 1001 possibilidades, a fofa Mooca. Seu objetivo é auxiliar produtores, fazedores e/ou pensadores locais e transformar o quarteirão mais charmoso da região em um ponto de encontro criativo.

escudeiros

Da esquerda para direita: Francis D’Avila, Marina Montenegro, Tiago Gamaliel e Verônica Cruz.

A primeira temporada da Mooca é uma pop up store, de outubro a dezembro.

Para isso, ela dividiu o projeto em duas etapas: a primeira, um bootcamp de aceleração de produtores, e a segunda, a loja colaborativa. Durante um mês (outubro), profissionais especializados, criativos e voluntários trocarão ideias e experiências para desenvolver produtos. E, em novembro, começa a venda dos produtos que foram desenvolvidos ou dos serviços que foram pensados para utilizar o espaço.

Se você quiser participar, seja como produtor ou profissional, você tem até hoje para se inscrever. Há mais de 100 interessados e algumas parcerias já confirmadas, como: a Libretto, o artista PIU, do Dizeres Imperfeitos, a Novecatorze, a agência Filadélfia Comunicação com os quadros do projeto “Vermelho é a Cor da Esperança” e o chefe Guilherme Poulain, do site Moldando Afeto.

A proposta, em suma, é dar poder a quem não tem. Pensa só, muitos produtores locais não têm capital inicial para começar e este pode ser o pontapé que eles tanto precisam. Como o projeto é de cocriação, a precificação será colaborativa, os custos fixos do local (sem o aluguel) serão divididos igualmente e o cálculo da porcentagem por venda incluirá as taxas de cartão e outros custos.

O início mesmo é dia 1º de outubro, mas só no dia 10 de novembro é o lançamento oficial da loja.

A gente fica na torcida para que este projeto fique lindo e que movimente ainda mais a cena criativa da nossa cidade!

Boa sorte, Mooca!

Leitura adicional